domingo, 28 de junho de 2015

EVOLUCIONISMO vs CRIACIONISMO



O que vem primeiro; o ovo ou a galinha? Uma analogia rápida para começarmos essa materia. Certamente uma questão que serve de base para uma discussão filosófica. O mesmo ocorre com essa questao, de onde viemos? Da criação direta de Deus, ou da evolução biológica das espécies? 
Vamos entender o que acontece com ambos os lados. Ciência vs religião. 

CRIACIONISMO
Define-se por criacionismo o conjunto de crenças, inspiradas em crenças religiosas, que dita que a Terra e todos os seres vivos que existem atualmente, são provenientes de um ato de criação por um ou mais seres divinos. O termo criacionismo vem sendo aplicado a qualquer opinião ou doutrina filosófica ou religiosa que defenda uma explicação para a origem do mundo baseado em um ou mais atos de criação por um deus pessoal.


Os criacionistas clássicos negam a teoria da evolução biológica e, especialmente, a evolução humana, além das explicações científicas para a possível origem da vida. Por isso ignoram todas as evidências científicas (fósseis, geológicas, genéticas, etc.). No criacionismo clássico de origem cristã faz-se uma interpretação literal da bíblia.
Resumindo, os criacionistas se baseiam nas crenças de que o universo, em cada um dos seus detalhes, havia sido criado por um poder criador inteligente, e na ideia de um mundo imutável, de duração limitada.

EVOLUCIONISMO

Evolução biológica é o conjunto de transformações adaptativas que ocorrem ao longo do tempo nos seres vivos. Embora sugerida no século XVIII, a ideia da evolução biológica cristalizou-se somente em 1859, com a publicação do livro A Origem das espécies. O autor, Charles Robert Darwin (1809-1882), apresenta uma grande quantidade de evidências em favor do fato evolutivo e sugere um mecanismo – a seleção natural – pelo qual ela ocorreria. Nos últimos 100 anos, a ideia da evolução das espécies foi reforçada pelos avanços da genética, levando os cientistas a acreditar que a diversidade biológica surgiu, principalmente, por meio das mutações em organismos primitivos.
As principais provas do processo evolutivo são os fósseis. São evidências tão claras que provocaram um impacto na imaginação de Charles Darwin quando ele encontrou, em escavações na Argentina, o fóssil do Glyptodonte, um animal gigantesco que tinha espessa armadura. Sobre esse fato, escreveu: “Durante a viagem do Beagle, fiquei profundamente impressionado com a descoberta feita nos pampas de grandes animais fósseis, cobertos por uma armadura semelhante à dos tatus atuais”.
A teoria evolucionista também se utiliza de outras ferramentas para sustentar a sua proposta de evolução, onde inclui a embriologia comparada analisando analogias e homologias, órgãos vestigiais e outras evidências bioquímicas e genéticas.

QUEM FOI ESSE TAL DE CHARLES DARWIN?


Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

Evidentente esse assunto se estenderá até o último dia da humanidade na Terra. Mas penso que não deveríamos literizar os escritos. Claro que é uma opinião pessoal, mas , não consigo compreender a forma descrita pela religião, então o meio mais aceitável para a minha mente, é da forma como Darwin descreveu seu trabalho. Que tudo partiu de uma evolução apenas pela sobrevivência, mas quero salientar que, consigo enxergar Deus trabalhando em tudo isso. Mas seu agir seria de uma forma mais indireta. Não consigo aceitar  a ideia, de que fomos criados a partir do barro, que fomos modelados, exatamente como está na Biblia. Vejo as escrituras como forma metafórica de nos ajudar a entender a nos mesmos. Um pequeno comparativo, na bíblia viemos do barro, na ciência viemos da poeira cósmica resultante de explosões de estrelas, ou seja, deu no mesmo. 
Seja qual for a resposta para nossa existência, sabemos que Deus foi responsável por tudo isso, mas levamos um pouco mais de tempo e o processo foi um pouco mais complicado do que vemos escrito na Bíblia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário