sexta-feira, 12 de junho de 2015

DAN BROWN UM ESCRITOR QUE SABE DE ALGO?


Após alguns dias sem publicar, o Mundo Aberto trás um tema bastante polemico e que poderá te fazer refletir sobre nossa existência, ou sub existência pra ser mais exato. Antes de continuarmos, quero deixar registrado que esse artigo é de um pensamento próprio.
O tema será em torno de uma das personalidades mais comentadas e mais polemicas da atualidade, Dan Brown. Escritor americano e que irá completar cinqüenta anos de idade no dia vinte e dois de junho, passou a ser mundialmente reconhecido apos a publicação do livro "O Código da Vinci" em 2004. O livro conta a saga do professor Robert Langdon que se vê em meio a uma caçada pelo santo graal. A trama gerou um mistério sobre uma história contada a mais de dois mil anos. Brown chegou a alegar que alguns fatos relatados no romance são fictícios, porem deixando em aberto espaço para as mentes pensantes. 

Dan Brown - escritor americano de 50 anos de idade. 

Em 2013 foi lançado o livro "Inferno" que ainda com o mesmo personagem dos três primeiros livros. Brown neste romance aborda o tema "transumanismo", o que significa o ser humano sendo humano. Pessoas selecionadas através de métodos artificiais, colocando os mais fortes no topo do topo da piramide da vida. Um processo acelerado da seleção natural de Darwin. 


Tive o privilegio de ler as quatro obras do autor com o mesmo personagem sendo ele, Robert Langdon. Sem sombra de duvidas, este último é o mais assombroso. Isto me remeteu a pensar que talvez já tenhamos passado por algo do gênero na era contemporânea, ou seja a atual. O termo transumanismo não foi uma criação de Dan Brown, de fato isso existe. Publicarei um artigo relacionado ao tema. 
O virus da AIDS, muito se fala que surgiu dos chimpanzés africanos e teria surgido na década de 30, quando os africanos tinham por habito manter os macacos como animais domésticos, e a doença então já existira, porem se limitava naquele grupo. Mas foi entre as décadas de 60 e 70 que o virus se espalhou pelo mundo todo, com as guerras de independências do continente africano. O mais curioso é que nenhum cientista confirma essa versão. 
De um ponto de vista dramático, me ocorreu que a partir do virus SIV (virus que deu origem ao HIV) fora modificado em laboratório, criando assim o virus da AIDS, e acidentalmente ou não tivesse sido liberado. O pior ainda, é que o virus HIV não é tão letal quanto se supõe, o que leva de fato a morte, seria o tratamento contra o próprio virus, ficando a entender de que seria uma tentativa de selecionar artificialmente os mais resistentes ao virus. O tratamento consiste em ser ministrados compostos altamente tóxicos, que eram usados em tratamentos de câncer. Porem essas toxinas matariam não somente as celulas nocivas mas também as saudaveis, o que poderia levar o paciente a morte.
Analisando criticamente, poderia estar ligado á algum tipo de conspiração transumaninsta. Posso e até quero estar errado, mas é de se pensar. Dan Brown pode saber de algo que nem desconfiamos, algo que está por vir, ou não.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário