SATANISMO
Uma das religiões ou senão a mais temida e desprezadas. Cheias de mistérios, segredos, simbolismos e filosofia que assusta os mais desavisados de plantão. Apesar de ser bem difundida, poucos são os que tem o conhecimento a representatividade do Satanismo. Há pessoas que dizem que são adoradores do Diabo, anticristo e por assim por diante. A adoração ao Diabo é mais moda do que seguir a pratica em si. A maioria dos "modistas satânicos" estão entre os roqueiros que acham legal falar mal de Deus. Uma associação justa e compreensiva, já que o rock é associado ao Diabo, tendo-o como patrono.
Satanismo, ao contrario do que se pensam, é um movimento, uma doutrina e uma crença filosófica que contempla a figura de satanás como figura positiva.
O satanismo consiste na negação e inversão de práticas e crenças cristãs. Começou a ser definido a partir do seculo XVIII, tendo uma origem relativamente recente. Alguns seguidores afirmam que satanismo não é uma religião apenas, teve influências de outras religiões e culturas, ponto de vista e obras literarias.
Alguma das origens do satanismo podem ter se originado com rituais de adoracao em honra ao titã Prometeu, ao deus egipcio Seth e ao deus sumério Enki.
Existem diferentes correntes de satanismo, com diferentes crenças e práticas. Existem satanistas teístas e ateístas.
Os teístas acreditam na existência de uma entidade chamada Satanás.
Os ateístas não acreditam em divindades como Deus e o Diabo, e vêem satanás como um simbolo do orgulho, independência e ambição pessoal.
Um dos principais símbolos do satanismo é o pentagrama invertido.
Baphomet. Figura pagã, adaptada para o satanismo e tem ligação com os Illuminatis. O bode no satanismo seria o deboche com cordeiro de Deus.SATANISMO MODERNO |
O satanismo moderno teve suas bases com Anton LaVey, responsável por escrever a bíblia satânica. Em 1966, LaVey fundou a igreja satânica. O satanismo afirma que não existe vida apos a morte, e que a vida deve ser encarada com egoísmo, com o objetivo único de satisfazer as suas próprias necessidades, de qualquer maneira possível. Muitos satanistas atualmente, não se definem como pessoas que adoram o mau e sim como pessoas que exploram realidades desconhecidas e que buscam valores como, a individualidade, orgulho e independência.
Anton LaVey. Escritor de obras e da Bíblia satânica. |
SATANISMO NA BRUXARIA
Vários escritores acreditam que o satanismo começou com a caça as bruxas, que ocorreu entre os seculos XV e XVIII, onde pessoas eram acusadas de praticar bruxaria como forma de adoração ao Diabo. Nessa altura, o satanismo ganhou força na corte francesa e em outras cortes européias, e teve alguma influencia do romantismo e iluminismo de alguns escritores, tais como Marquês de Sade.
SATANISMO NA MAÇONARIA
Algumas pessoas fazem associações do satanismo com outros grupos como a maçonaria, Illuminatis, grandes empresas e até mesmo celebridades. Por se tratarem de grupos secretos e envolvidos em mistérios, é difícil confirmar essas ligações que podem ou não serem verdadeiras.
A verdade é uma só, as pessoas enxergam apenas o que querem enxergar. E por desconhecer a verdade acabam criando fantasias e tudo se torna do Diabo.
O satanismo tem até uma filosofia interessante, mas particularmente discordo dessa visão, pois não é possível viver com esse sentimento de egoismo. Somos dependentes um dos outros querendo ou não. E claro que toda historia tem dois lados, e o satanismo conta sua versão na era do cristianismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário