VEJAMOS ALGUNS DESAPARECIMENTOS
- 500 a.C. - Fenícios, excelentes navegadores, localizados onde atualmente fica a Síria. Contavam que naquela região, habitavam monstros que se moviam num oceano de algas. Especialistas dizem que os Fenícios teriam chegado ao mar de Sargaços, área infestada de algas que se estende sobre o triângulo.
- Seculo XV - O navegador Cristóvão Colombo temia essa região do Caribe. Ele mencionara acontecimentos "estranhos" naquela região em seu diário de bordo, como o mau funcionamento de sua bussola.
- Seculo XVIII - Em 1870, o barco do espanhol Juan de Bermúdez foi a primeira embarcação a naufragar naquela região. Juan sobreviveu e conseguiu chegar a uma ilha, que passou a ser chamada de Bermudas, por causa de seu sobrenome. Juan esteve presente em um dos primeiros naufrágios e ainda batizou o arquipélago.
- O desaparecimento de cinco bombardeiros da marinha americana em 1945 foi o mais polêmico. Decolaram de Fort Landale na Florida, e desapareceram com 14 tripulantes a bordo. O incidente ficou conhecido como o vôo 19 (número de controle no trafego aereo). O evento tornou a região famosa como local misterioso.
- Um avião cargueiro da força aerea americana, considerado um dos maiores aviões de carga do mundo. Deixou de ser registrado pelos radares ao sobrevoar o triangulo em 1951. Ele levava 52 tripulantes.
- O navio cargueiro Marine Suphur Queen, de 425 pés (aproximadamente 130 metros) desapareceu com 39 homens a bordo em 1963. Nenhum sinal de socorro foi emitido e o navio jamais foi encontrado.
- O ultimo desaparecimento ocorreu em 1972. Um cargueiro alemão, Anita, de 20 mil toneladas e com 32 ocupantes.
Mar do caribe - Triangulo das Bermudas |
Publicado em 1974 o livro "O Triangulo das Bermudas" pelo escritor americano Charles Berlitz, foram vendidos 20 milhões de exemplares. Levantando a hipótese como a que naves de alienígenas teriam sequestrados as embarcações desaparecidas no local.
Com o aumento do interesse popular, cientistas começaram a levar o assunto mais a sério. Uma das teorias mais aceitas no meio cientifico, culpa o gás metano existente no subsolo oceânico do Triangulo das Bermudas.
Segundo o físico Bruno Denardo, da escola naval de Monterey nos Estados Unidos, a liberação do gás metano reduz a capacidade de flutuação de uma embarcação e pode afundá-lo.
Esta não é a única teoria, para diversos especialistas existem exageros sobre o assunto. Fenômenos bem mais comuns, como por exemplo tempestades poderiam ter sido a causa dos incidentes.
Em 1975, foi lançado o livro " O mistério do Triangulo das Bermudas - solucionado". O ex piloto americano Larry Kusche, exibiu um trabalho de meses de investigação, e concluiu que os aviões desaparecidos em 1945, caíram no mar por falta de combustível. A explicação sobre falhas em bússolas, é resultante pela região sofrer anomalias eletromagnéticas.
Claro que nunca é normal o desaparecimento de varias embarcações e aeronaves numa mesma região. Mas o Triangulo das Bermudas não é tão misterioso assim, acreditar que algo sobrenatural ou alienígenas que sequestraram as embarcações, nos arremete para o inicio da razão humana. Devo admitir que o local tem suas peculiaridades, mas não consigo crêr que gigantescas embarcações sumissem sem uma explicação logica.
O Triangulo das Bermudas, não é o único lugar que tem essa fama de região misteriosa. Existem ainda mais cinco lugares no planeta Terra com essas mesma descrições de desaparecimentos. Mas isso é pauta para uma outra oportunidade.
Q coisa não?!!
ResponderExcluir