DIFERENÇAS ENTRE CANDOMBLÉ E UMBANDA
Não muito raro, aos olhos leigos Umbanda e Candomblé são as duas formas de dominar o mesmo culto. Eu já cometi esse engano. Mas na verdade são religiões distintas, unidas pelo uso do transe mediúnico.
Na Umbanda trabalham com espíritos como Caboclos, Pretos-Velhos, Ciganos e entre outros. As incorporações são feitos por através de espíritos encarnados ou desencarnados em mediuns de incorporação.
No Candomblé somente os Orixás podem provocar a possessão, mas não de espíritos que tenha vida na Terra. É permitido este fenômeno, então apenas as divindades da natureza são incorporados. Existem pessoas que praticam as duas religiões, mas o fazem em dias, horários e locais diferentes.
Outro ponto que diferencia a Umbanda do Candomblé, é no que se refere ao culto de uma das divindades mais conhecidas popularmente, portanto se recorre à ela como realização de todo os tipos de trabalhos. O EXÚ.
Outro erro é chamar as duas religiões como "macumba". Não existe essa religião, é um termo pejorativo, dado por algumas igrejas Neopentecostais e alguns grupos cristãos na metade do seculo XX. Diziam ser profana a pratica dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manisfetacões dessas religiões passaram a ser tratadas como macumba.
Macumba na realidade é uma especie de arvore africana, e também é um instrumento musical utilizado em cerimonias de religiões afro e brasileiras, como o Candomblé e Umbanda.
Macumba - Instrumento musical utilizado em cerimonias da Umbanda e Candomblé. |
UMBANDA
A Umbanda até hoje é a única religião criada no Brasil. Foi fundada em 1917 na cidade de Niterói - RJ. A Umbanda é a unificação de elementos africanos ( Orixás e cultos aos antepassados ). Indígenas ( culto aos antepassados e aos elementos da natureza ). Catolicismo ( Trazido pelos europeus, o cristianismo e seus santos que foram sincretizados pelos negros africano ). Espiritismo ( fundentos espíritas, reencarnação, Lei do Karma, progresso espiritual ).
A Umbanda adota para seus orixás cores diferentes das utilizadas no Candomblé.
CULTO UMBANDA
A umbanda tem como lugar de culto o Templo, Terreiro ou Centro. Local onde os umbandistas se encontram para realização de culto aos orixás e dos seus guias. O chefe do culto no centro é o Pai ou Mãe de santo. São os médiuns experientes e com maior conhecimento, normalmente fundadores do Terreiro.
Como é uma religião espiritualista, a ligação entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio dos médiuns.
Na Umbanda existem varias classes de médiuns de acordo com o tipo de mediunidade. Normalmente há os médiuns de incorporação, que irão "emprestar" seus corpos para os guias e para os orixás.
Há também os atabaqueiros, que transmitem a vibração da espiritualidade superior.
Há os corimbás, são os que comandam os cânticos e as cambonas que são encarregadas de atender as entidades.
Segundo a Umbanda, as entidades que são incorporadas pelos médiuns podem ser: pretos-velhos, cablocos, boiadeiros, mineiros, crianças, marinheiros, ciganos, baianos, orientais, xamãs e exus.
ORIXÁS
Orisha é uma palavra "yoruba", para designar um ser sobrehumano, ou um deus. Existem duas vertentes sobre os orixás: Monoteísta e politeísta.
- Monoteista: Os orixás são manifestações do Grande Deus Olorum, criador de tudo.
- Politeísta: Cada orixá é considerado um deus que se manifesta através dos elementos da natureza.
Ao todo são sete orixás, são eles: Oxalá, Iyemonja, Oxum, Xangô, Oxosse, Exu e Nanã.
CANDOMBLÉ
O Candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Os escravos de diversas tribos e nações africanas continuarem a cultuar no Brasil os orixás negros, suas divindades e estiveram na origem da criação das chamadas " Casa de Santo" ( Ilê ), onde continuaram com seus rituais e preceitos africanos.
O ritual de iniciação no Candomblé representa um renascimento, tudo será novo na vida do Yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.
Não tenho muito o que dizer em relação ao candomblé e nem a umbanda. Não sou praticante de nenhuma das religiões supra citados, mas respeito como qualquer outra religião. As pessoas precisam aprender a se informar melhor sobre as filosofias. Na realidade a imagem do Candomblé e da Umbanda, sempre foram ruins. As pessoas acreditam que só são ensinados magias negras, pactos com demônios etc. Eu digo com toda a certeza, assim como o Candomblé e a umbanda tem seus trabalhos pelo lado negro, outras religioes também possui. Mas claro cada qual a sua maneira. Isso é fato. Mas a filosofia das religiões são sempre muito interessantes e vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário