terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

POSSESSÃO E EXORCISMOS

     Possessão e exorcismos, sou meio cético quanto a essa questão. Acreditando em Deus, não creio que Ele permitiria tal abuso de demônios à seus filhos. O que eu aceito por "possessão" seria equivalente à um encosto. Por exemplo, uma pessoa que está psicológicamente frágil, perturbada por uma depressão, enfim, até acreditaria que esse indivíduo seria um prato e tanto para os sugadores de alma. Para serem no maximo influenciados. Mas ainda assim, o assunto é bastante perturbador. 


SINAIS QUE CARACTERIZAM A POSSESSÃO DEMONÍACA

  • Falar em línguas estrangeiras;
  • Exibir forçar descumunal, desproporcional ao biotipo do individuo;
  • Referir a pessoas ou a lugares que jamais viu ou frequentou;
  • Repudia Deus e imagens sacras. 

O RITUAL AUTORIZADO PELA SANTA SÉ

  • Inicia-se o ritual com aspersão de agua benta sobre o possuído, seguido de orações e leituras de textos blibicos.
  • O exorcista coloca as mãos sobre o individuo e invoca o Espirito Santo para que o demônio saia do corpo.
  • A cerimonia  é encerrada com a apresentação da cruz, simbolo do poder de Cristo sobre o Diabo. 
  • Apenas sacerdotes ourtogados pelas autoridades eclesiais. 
     Parece fácil? Mas não é. 
     Existe uma discussão muito grande entre religião e ciência sobre o assunto. A religião insiste na real possessão de corpo por demônios, e a ciência apenas na perturbação mental extrema do indivíduo. Em alguns casos, raros, o caminho é largo para as duas esferas, como disse, casos raros. 
     Pois bem, apesar de não acreditar na possibilidade de uma possessão corporal, há alguns casos que surpreendem pelo horror que se assola na vitima. Vejamos um caso muito famoso, foi documentado e se transformou em filme. O caso de Annelise Michel, que conhecemos como Emily Rose. 
A alemã Annelise Michel, aos 16 anos. 




     Annelise apresentou os primeiros sintomas no ano de 1968. No inicio ela havia sido diagnosticada com o "grande mau" da epilepsia, por um neurologista. No outono de 1970, sua situação piorou. Annelise começou a ver imagens diabólicas e a escutar vozes. Ela estaria atormentada pela ideia de estar possuída. 
Annelise em uma das sessões de exorcismos. 


     Claro que no cinema, tudo é bem pior (ou melhor depende do ponto de vista). Mas é veridica a historia dessa jovem que morreu no dia 01 de julho de 1976, pesando pouco mais de trinta quilos. Relatos da época e também retratado no filme, Annelise (Emily) comia insetos e bebia de sua própria urina. 
     Os padres que tiveram participação no exorcismo foram julgados por homicídio e negligencia clinica. Mas nunca cumpriram a pena. Onze anos após sua morte, foi realizado uma exumação para se saber o real motivo de seu óbito. Annelise morreu em decorrência de uma forte desnutrição. 

Foto tirada pela mãe de Annelise logo apos sua morte no dia 01 de julho de 1976, exatamente ao meio dia. 

A mente humana ainda é um grande mistério para os cientistas. Mas sabemos do que ela é capaz de fazer, produzir imagens, sons e até mesmo força que não condiz com a condição física. Mas uma coisa é fato, se criar uma fantasia, ou achar que realmente existe alguma coisa de errado e acreditar muito, se torna real. Um exemplo que digo por experiencia. A depressão, em alguns casos acontece pelo simples fato do individuo "achar" que está doente, e acaba se deixando levar e acreditar mais e mais em sua doença. Outro bom exemplo, a gravidez psicológica, não preciso dizer o que acontece. Então, será possivel afirmar com toda certeza de que exista possessão corporal? No caso de Annelise ela havia sido diagnosticada com epilepsia. Mas devo admitir que apesar de acreditar em algo mais aceitável, alguns casos elevam alem da compreensão humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário