sábado, 28 de fevereiro de 2015

SATANISMO

SATANISMO 


     
      Uma das religiões ou senão a mais temida e desprezadas. Cheias de mistérios, segredos, simbolismos e filosofia que assusta os mais desavisados de plantão. Apesar de ser bem difundida, poucos são os que tem o conhecimento a representatividade do Satanismo. Há pessoas que dizem que são adoradores do Diabo, anticristo e por assim por diante. A adoração ao Diabo é mais moda do que seguir a pratica em si. A maioria dos "modistas satânicos" estão entre os roqueiros que acham legal falar mal de Deus. Uma associação justa e compreensiva, já que o rock é associado ao Diabo, tendo-o como patrono. 
     Satanismo, ao contrario do que se pensam, é um movimento, uma doutrina e uma crença  filosófica que contempla a figura de satanás como figura positiva. 
     O satanismo consiste na negação e inversão de práticas e crenças cristãs. Começou a ser definido a partir do seculo XVIII, tendo uma origem relativamente recente. Alguns seguidores afirmam que satanismo não é uma religião apenas, teve influências de outras religiões e culturas, ponto de vista e obras literarias. 
     Alguma das origens do satanismo podem ter se originado com rituais de adoracao em honra ao titã Prometeu, ao deus egipcio Seth e ao deus sumério Enki. 
     Existem diferentes correntes de satanismo, com diferentes crenças e práticas. Existem satanistas teístas e ateístas. 
Os teístas acreditam na existência de uma entidade chamada Satanás. 
Os ateístas não acreditam em divindades como Deus e o Diabo, e vêem satanás como um simbolo do orgulho, independência e ambição pessoal.
     Um dos principais símbolos do satanismo é o pentagrama invertido.



Baphomet. Figura pagã, adaptada para o satanismo e tem ligação com os Illuminatis. O bode no satanismo seria o deboche com cordeiro de Deus.

SATANISMO MODERNO

     O satanismo moderno teve suas bases com Anton LaVey, responsável por escrever a bíblia satânica. Em 1966, LaVey fundou a igreja satânica. O satanismo afirma que não existe vida apos a morte, e que a vida deve ser encarada com egoísmo, com o objetivo único de satisfazer as suas próprias necessidades, de qualquer maneira possível. Muitos satanistas atualmente, não se definem como pessoas que adoram o mau e sim como pessoas que exploram realidades desconhecidas e que buscam valores como, a individualidade, orgulho e independência. 

Anton LaVey. Escritor de obras e da Bíblia satânica.

SATANISMO NA BRUXARIA 


      Vários escritores acreditam que o satanismo começou com a caça as bruxas, que ocorreu entre os seculos XV e XVIII, onde pessoas eram acusadas de praticar bruxaria como forma de adoração ao Diabo. Nessa altura, o satanismo ganhou força na corte francesa e em outras cortes européias, e teve alguma influencia do romantismo e iluminismo de alguns escritores, tais como Marquês de Sade. 


SATANISMO NA MAÇONARIA

     Algumas pessoas fazem associações do satanismo com outros grupos como a maçonaria, Illuminatis, grandes empresas e até mesmo celebridades. Por se tratarem de grupos secretos e envolvidos em mistérios, é difícil confirmar essas ligações que podem ou não serem verdadeiras. 

     A verdade é uma só, as pessoas enxergam apenas o que querem enxergar. E por desconhecer a verdade acabam criando fantasias e tudo se torna do Diabo. 
     O satanismo tem até uma filosofia interessante, mas particularmente discordo dessa visão, pois não é possível viver com esse sentimento de egoismo. Somos dependentes um dos outros querendo ou não. E claro que toda historia tem dois lados, e o satanismo conta sua versão na era do cristianismo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NECROMANCIA

NECROMANCIA 

    


      NECROS = MORTOS  /   MANCIA = ADIVINHAÇÃO 

     A necromancia é uma prática religiosa onde supostamente o médium se comunica com os mortos, absorvendo informações para proveito própio ou de outrem. Em algumsa práticas, os envolvidos alegam trazer os mortos novamente a uma semi vida de servidão. O necromante utiliza-se de meios como incorporação, psicografia etc, para obter informações sobre o mundo espiritual. 
     Acredita-se, que por não estarem ligados ao plano terrestre, os mortos possuem acesso a informações sobre o presente e o futuro, que não são acessíveis aos vivos. Embora o objetivo nunca fora machucar alguem, muitos necromantes foram enforcados e queimados. 
     O necromantismo é datado de dez mil anos antes do cristianismo. 
     
RITUAIS


     Pessoas mortas recentemente são mais suscetíveis à comunição, alguns necromantes tentavam reanimar os cadáveres e convencê-los a atacar os vivos. Exumação faz parte do ritual, seguido de encantamentos sobre a sepultura, pronuncias e símbolos mágicos e crânios eram apostos no chão. Vestido com as roupas roubadas do cadáver e concentrando todos os seus pensamentos na morte, o necromante aguarda sinais que poderia ser a permissão para que o mago realize suas perguntas. 
     Segundo alguns grimórios ( livros de magia ) a carne de um cachorro deve ser consumida, pois é um animal sagrado para a deusa Hecate, ela controla os fantasmas, a feitiçaria e a morte.


Formação dos crânios com outros apetrechos para se fazer o ritual.

OUIJA


     A maioria das pessoas já ouviram falar sobre Ouija, ou jogo dos mortos, pois bem, Ouija é um tabuleiro criado como método para a prática de necromancia. Uma superfície plana com letras, números e símbolos, com um indicador móvel ao centro, para a comunicação com os mortos. Os praticantes colocam o dedo sobre o indicador, que este se move a cada pergunta apontando para letras ou números dependendo da pergunta. No Brasil existe uma variante conhecida como brincadeira do copo ou brincadeira do compasso, o principio é o mesmo com o verdadeiro Ouija. 

  

     Por incrível que pareça, as pessoas que jogam esses jogos não se dão conta, de que essa brincadeiras tem uma estreita relação com a necromancia. Acima o tabuleiro Ouija.
     Tempos passado, eu estava lendo um livro de não-ficção do brilhante Eduardo Sphor, onde no meio da trama eis que surge uma figura de uma feiticeira, uma necromante, mas o autor a descreveu de uma forma, como se ela fosse uma fada, sem me dar conta de que a necromancia era essa religião macabra. Mas apesar de ser horripilante, foi bom ter aprendido um pouco mais sobre o assunto.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CULTURA PAGÃ

PAGANISMO

     Paganismo vem do latim paganus: literalmente, "homem do campo". Atualmente o conceito sinônimo de politeísta de " idólatra", de " não crente" em Cristo, procede da época imperial romana, na qual, o cristianismo se converteu em religião oficial do império.

CONCEITO PAGÃO

     O paganismo é na verdade uma cultura, bem como a cultura oriental, cultura ocidental, cultura aborígene etc. E como toda cultura, ele também tem espiritualidade, que pode se traduzir em diferentes religiões. O paganismo em si não é uma religião. A bruxaria wicca, a bruxaria ibérica por exemplos são religiões pagãs, ou seja, religiões que manifestam a cultura pagã. 

CARACTERISTICAS CULTURAIS

     Por sua paleolítica dos tempos de grupos nômades de caçadores-colectores, a principal característica é sem duvida, uma forte ligação à terra, a natureza tida como sagrada e viva. A cultura pagã tem uma relação magica com a natureza, o que inclui a sexualidade. 

RELIGIOSIDADE 

     A principal característica da religiosidade pagã, seja a radical imanência divina, ou seja, ela se encontra na natureza, isso inclui os seres humanos, manifestando-se através de seus fenômenos. 
     Uma religiosidade baseada no feminino, representado pela Grande-Mãe. O masculino surge a partir desta referencia feminina básica como filho, e portanto só conhecido a partir da deusa. A maioria dos povos pagãos não desenvolveram a noção de um Deus-Pai, embora vejam Deus como provedor e educador.

    Esse foi um breve resumo da cultura pagã. A historia se estende muito além. Sou fascinado pelo paganismo, pela sabedoria empregada nela, e por ela ser a referencia de muitas culturas religiosas. 
     Vocês sabiam que a arvore de natal, o papai Noel e até mesmo a comemoração do próprio Natal, vem da cultura pagã? 
     Farei uma publicação, dentro de alguns dias sobre o nascimento de Jesus Cristo e onde e como a cultura pagã tem ligação com esses eventos. 
     Reforçando o que eu já havia dito, não sou fanático e nem sigo uma religião ou cultura. Tenho minha fé em Deus e não julgo ou critico. Estou usando este espaço, apenas como forma de mostrar minha visão sobre cada cultura. Ainda falarei sobre Darwin e colocarei minha visão sobre a questão da evolução das especies, não aceitas em varias religiões, principalmente na Protestante ( evangélica). 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A BRUXARIA

     A palavra bruxaria, segundo o uso corrente da língua portuguesa, designa a execução de rituais de cunho sobrenatural com a intenção de obter benefícios pessoais, sendo também utilizada como sinônimo de cura espiritual, prática oracular e feitiçaria. Tal definição, entretanto, além de não retratar com fidedignidade mínima a bruxaria de fato (não fictícia), torna indistintas as práticas dos verdadeiros bruxos de muitas das práticas da maioria das outras expressões de religiosidade. Note-se, por exemplo, que uma prece autenticamente cristã é um ritual de cunho sobrenatural (não científico) com a intenção de obter benefícios pessoais; a cura espiritual também se encontra em diversas formas de religiosidade, desde a bênção cristã até o passe espirita. Da mesma forma, as práticas oraculares se encontram presentes até mesmo em religiões que as criticam duramente, como podemos constatar pela presença do capítulo do apocalipse na bíblia cristã. Portanto, para compreender o que é a bruxaria de fato, é necessário observar as crenças e atividades dos bruxos contemporâneos e suas referências principais.
     Conforme depreendemos da leitura do fundador da wicca tradicional (bruxaria moderna), Gerald Gardner , em consonância com fontes das mais diversas vertentes da bruxaria moderna e tradicional, a bruxaria é o culto à Deusa e/ou ao Deus em sistemas que variam de uma deidade única hermafrodita ou feminina à pluralidade de panteões antigos, mais notadamente os panteões celta, egípcio, assírio, greco-romano e normando (viking). Grande parte dos grupos bruxos considera, inclusive, que diversas deusas antigas são diferentes faces de uma única Deusa, mas mesmo estes grupos as apresentam de forma separada em suas ritualizações.
     Acima até da conceituação das deidades, a reintegração do homem à   natureza é parte fundamental das crenças vinculadas à bruxaria, o que se evidencia na celebração do fluir das estações do ano em até oito festivais chamados sabates, sendo dois nos equinócios, dois nos solstícios e quatro em datas fixas. Ao fluxo de um curso completo de tais eventos chama-se comumente de Roda do ano.
Xilogravura de 1508 : Bruxas

     Essa é apenas uma pequena passagem sobre a bruxaria. Não tenho nenhuma opinião formanda sobre, mas que é uma religião cheia de mistérios e temida por muitas pessoas. 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

CANDOMBLÉ E UMBANDA

     Poucas pessoas fora do Candomblé e da Umbanda que conhecem sobre a cultura, o que gera medo, desconfiança e até preconceito. 


     DIFERENÇAS ENTRE CANDOMBLÉ E UMBANDA 

     Não muito raro, aos olhos leigos Umbanda e Candomblé são as duas formas de dominar o mesmo culto. Eu já cometi esse engano. Mas na verdade são religiões distintas, unidas pelo uso do transe mediúnico.
     Na Umbanda trabalham com espíritos como Caboclos, Pretos-Velhos, Ciganos e entre outros. As incorporações são feitos por através de espíritos encarnados ou desencarnados em mediuns de incorporação. 
     No Candomblé somente os Orixás podem provocar a possessão, mas não de espíritos que tenha vida na Terra. É permitido este fenômeno, então apenas as divindades da natureza são incorporados. Existem pessoas que praticam as duas religiões, mas o fazem em dias, horários e locais diferentes. 
     Outro ponto que diferencia a Umbanda do Candomblé, é no que se refere ao culto de uma das divindades mais conhecidas popularmente, portanto se recorre à ela como realização de todo os tipos de trabalhos. O EXÚ. 
     Outro erro é chamar as duas religiões como "macumba". Não existe essa religião, é um termo pejorativo, dado por algumas igrejas Neopentecostais e alguns grupos cristãos na metade do seculo XX. Diziam ser profana a pratica dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manisfetacões dessas religiões passaram a ser tratadas como macumba. 
     Macumba na realidade é uma especie de arvore africana, e também é um instrumento musical utilizado em cerimonias de religiões afro e brasileiras, como o Candomblé e Umbanda.

Macumba - Instrumento musical utilizado em cerimonias da Umbanda e Candomblé.

      UMBANDA    

     A Umbanda até hoje é a única religião criada no Brasil. Foi fundada em 1917 na cidade de Niterói - RJ. A Umbanda é a unificação de elementos africanos ( Orixás e cultos aos antepassados ). Indígenas ( culto aos antepassados e aos elementos da natureza ). Catolicismo ( Trazido pelos europeus, o cristianismo e seus santos que foram sincretizados pelos negros africano ). Espiritismo ( fundentos espíritas, reencarnação, Lei do Karma, progresso espiritual ).
     A Umbanda adota para seus orixás cores diferentes das utilizadas no Candomblé.  

CULTO UMBANDA

     A umbanda tem como lugar de culto o Templo, Terreiro ou Centro. Local onde os umbandistas se encontram para realização de culto aos orixás e dos seus guias. O chefe do culto no centro é o Pai ou Mãe de santo. São os médiuns experientes e com maior conhecimento, normalmente fundadores do Terreiro. 
     Como é uma religião espiritualista, a ligação entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio dos médiuns. 
     Na Umbanda existem varias classes de médiuns de acordo com o tipo de mediunidade. Normalmente há os médiuns de incorporação, que irão "emprestar" seus corpos para os guias e para os orixás. 
     Há também os atabaqueiros, que transmitem a vibração da espiritualidade superior. 
     Há os corimbás, são os que comandam os cânticos e as cambonas que são encarregadas de atender as entidades. 
     Segundo a Umbanda, as entidades que são incorporadas pelos médiuns podem ser: pretos-velhos, cablocos, boiadeiros, mineiros, crianças, marinheiros, ciganos, baianos, orientais, xamãs e exus. 

ORIXÁS

     Orisha é uma palavra "yoruba", para designar um ser sobrehumano, ou um deus. Existem duas vertentes sobre os orixás: Monoteísta e politeísta. 
     - Monoteista: Os orixás são manifestações do Grande Deus Olorum, criador de tudo. 
     - Politeísta: Cada orixá é considerado um deus que se manifesta através dos elementos da natureza. 
Ao todo são sete orixás, são eles: Oxalá, Iyemonja, Oxum, Xangô, Oxosse, Exu e Nanã.


CANDOMBLÉ

     O Candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Os escravos de diversas tribos e nações africanas continuarem a cultuar no Brasil os orixás negros, suas divindades e estiveram na origem da criação das chamadas " Casa de Santo" ( Ilê ), onde continuaram com seus rituais e preceitos africanos. 
     O ritual de iniciação no Candomblé representa um renascimento, tudo será novo na vida do Yàwó, ele receberá inclusive um nome pelo qual passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé. 


     Não tenho muito o que dizer em relação ao candomblé e nem a umbanda. Não sou praticante de nenhuma das religiões supra citados, mas respeito como qualquer outra religião. As pessoas precisam aprender a se informar melhor sobre as filosofias. Na realidade a imagem do Candomblé e da Umbanda, sempre foram ruins. As pessoas acreditam que só são ensinados magias negras, pactos com demônios etc. Eu digo com toda a certeza, assim como o Candomblé e a umbanda tem seus trabalhos pelo lado negro, outras religioes também possui. Mas claro cada qual a sua maneira. Isso é fato. Mas a filosofia das religiões são sempre muito interessantes e vale a pena conferir. 

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O MISTÉRIO DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS

     Desde o final da segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), foram mais de 100 navios e aviões que simplesmente desapareceram entre o arquipélago das Bahamas, o estado da Flórida (E.U.A) e a cidade de San Juan em Porto Rico. Os limites dessa região, formam um triângulo imaginário sobre o mar do caribe, que à seculos aterrorizam viajantes.
     
     VEJAMOS ALGUNS DESAPARECIMENTOS

  • 500 a.C.  - Fenícios, excelentes navegadores, localizados onde atualmente fica a Síria. Contavam que naquela região, habitavam monstros que se moviam num oceano de algas. Especialistas dizem que os Fenícios teriam chegado ao mar de Sargaços, área infestada de algas que se estende sobre o triângulo. 
  • Seculo XV - O navegador Cristóvão Colombo temia essa região do Caribe. Ele mencionara acontecimentos "estranhos" naquela região em seu diário de bordo, como o mau funcionamento de sua bussola. 
  • Seculo XVIII - Em 1870, o barco do espanhol Juan de Bermúdez foi a primeira embarcação a naufragar naquela região. Juan sobreviveu e conseguiu chegar a uma ilha, que passou a ser chamada de Bermudas, por causa de seu sobrenome. Juan esteve presente em um dos primeiros naufrágios e ainda batizou o arquipélago. 
  • O desaparecimento de cinco bombardeiros da marinha americana em 1945 foi o mais polêmico. Decolaram de Fort Landale na Florida, e desapareceram com 14 tripulantes a bordo. O incidente ficou conhecido como o vôo 19 (número de controle no trafego aereo). O evento tornou a região famosa como local misterioso. 
  • Um avião cargueiro da força aerea americana, considerado um dos maiores aviões de carga do mundo. Deixou de ser registrado pelos radares ao sobrevoar o triangulo em 1951. Ele levava 52 tripulantes. 
  • O navio cargueiro Marine Suphur Queen, de 425 pés (aproximadamente 130 metros) desapareceu com 39 homens a bordo em 1963. Nenhum sinal de socorro foi emitido e o navio jamais foi encontrado. 
  • O ultimo desaparecimento ocorreu em 1972. Um cargueiro alemão, Anita, de 20 mil toneladas e com 32 ocupantes. 


     
Mar do caribe - Triangulo das Bermudas

     Publicado em 1974 o livro "O Triangulo das Bermudas" pelo escritor americano Charles Berlitz, foram vendidos 20 milhões de exemplares. Levantando a hipótese como a que naves de alienígenas teriam sequestrados as embarcações desaparecidas no local. 
     Com o aumento do interesse popular, cientistas começaram a levar o assunto mais a sério. Uma das teorias mais aceitas no meio cientifico, culpa o gás metano existente no subsolo oceânico do Triangulo das Bermudas. 
Segundo o físico Bruno Denardo, da escola naval de Monterey nos Estados Unidos, a liberação do gás metano reduz a capacidade de flutuação de uma embarcação e pode afundá-lo. 
     Esta não é a única teoria, para diversos especialistas existem exageros sobre o assunto. Fenômenos bem mais comuns, como por exemplo tempestades poderiam ter sido a causa dos incidentes. 
Em 1975, foi lançado o livro " O mistério do Triangulo das Bermudas - solucionado". O ex piloto americano Larry Kusche, exibiu um trabalho de meses de investigação, e concluiu que os aviões desaparecidos em 1945, caíram no mar por falta de combustível. A explicação sobre falhas em bússolas, é resultante pela região sofrer anomalias eletromagnéticas. 
     Claro que nunca é normal o desaparecimento de varias embarcações e aeronaves numa mesma região. Mas o Triangulo das Bermudas não é tão misterioso assim, acreditar que algo sobrenatural ou alienígenas que  sequestraram as embarcações, nos arremete para o inicio da razão humana. Devo admitir que o local tem suas peculiaridades, mas não consigo crêr que gigantescas embarcações sumissem sem uma explicação logica. 
     O Triangulo das Bermudas, não é o único lugar que tem essa fama de região misteriosa. Existem ainda mais cinco lugares no planeta Terra com essas mesma descrições de desaparecimentos. Mas isso é pauta para uma outra oportunidade.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

POSSESSÃO E EXORCISMOS

     Possessão e exorcismos, sou meio cético quanto a essa questão. Acreditando em Deus, não creio que Ele permitiria tal abuso de demônios à seus filhos. O que eu aceito por "possessão" seria equivalente à um encosto. Por exemplo, uma pessoa que está psicológicamente frágil, perturbada por uma depressão, enfim, até acreditaria que esse indivíduo seria um prato e tanto para os sugadores de alma. Para serem no maximo influenciados. Mas ainda assim, o assunto é bastante perturbador. 


SINAIS QUE CARACTERIZAM A POSSESSÃO DEMONÍACA

  • Falar em línguas estrangeiras;
  • Exibir forçar descumunal, desproporcional ao biotipo do individuo;
  • Referir a pessoas ou a lugares que jamais viu ou frequentou;
  • Repudia Deus e imagens sacras. 

O RITUAL AUTORIZADO PELA SANTA SÉ

  • Inicia-se o ritual com aspersão de agua benta sobre o possuído, seguido de orações e leituras de textos blibicos.
  • O exorcista coloca as mãos sobre o individuo e invoca o Espirito Santo para que o demônio saia do corpo.
  • A cerimonia  é encerrada com a apresentação da cruz, simbolo do poder de Cristo sobre o Diabo. 
  • Apenas sacerdotes ourtogados pelas autoridades eclesiais. 
     Parece fácil? Mas não é. 
     Existe uma discussão muito grande entre religião e ciência sobre o assunto. A religião insiste na real possessão de corpo por demônios, e a ciência apenas na perturbação mental extrema do indivíduo. Em alguns casos, raros, o caminho é largo para as duas esferas, como disse, casos raros. 
     Pois bem, apesar de não acreditar na possibilidade de uma possessão corporal, há alguns casos que surpreendem pelo horror que se assola na vitima. Vejamos um caso muito famoso, foi documentado e se transformou em filme. O caso de Annelise Michel, que conhecemos como Emily Rose. 
A alemã Annelise Michel, aos 16 anos. 




     Annelise apresentou os primeiros sintomas no ano de 1968. No inicio ela havia sido diagnosticada com o "grande mau" da epilepsia, por um neurologista. No outono de 1970, sua situação piorou. Annelise começou a ver imagens diabólicas e a escutar vozes. Ela estaria atormentada pela ideia de estar possuída. 
Annelise em uma das sessões de exorcismos. 


     Claro que no cinema, tudo é bem pior (ou melhor depende do ponto de vista). Mas é veridica a historia dessa jovem que morreu no dia 01 de julho de 1976, pesando pouco mais de trinta quilos. Relatos da época e também retratado no filme, Annelise (Emily) comia insetos e bebia de sua própria urina. 
     Os padres que tiveram participação no exorcismo foram julgados por homicídio e negligencia clinica. Mas nunca cumpriram a pena. Onze anos após sua morte, foi realizado uma exumação para se saber o real motivo de seu óbito. Annelise morreu em decorrência de uma forte desnutrição. 

Foto tirada pela mãe de Annelise logo apos sua morte no dia 01 de julho de 1976, exatamente ao meio dia. 

A mente humana ainda é um grande mistério para os cientistas. Mas sabemos do que ela é capaz de fazer, produzir imagens, sons e até mesmo força que não condiz com a condição física. Mas uma coisa é fato, se criar uma fantasia, ou achar que realmente existe alguma coisa de errado e acreditar muito, se torna real. Um exemplo que digo por experiencia. A depressão, em alguns casos acontece pelo simples fato do individuo "achar" que está doente, e acaba se deixando levar e acreditar mais e mais em sua doença. Outro bom exemplo, a gravidez psicológica, não preciso dizer o que acontece. Então, será possivel afirmar com toda certeza de que exista possessão corporal? No caso de Annelise ela havia sido diagnosticada com epilepsia. Mas devo admitir que apesar de acreditar em algo mais aceitável, alguns casos elevam alem da compreensão humana.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

APARIÇÕES DE ESPIRITOS EM FOTOGRÁFIAS

      A manipulação de reter imagens em fotografias, é datado de 350 a.C. por químicos e alquimistas na Grécia antiga. Mas foi em 1826, que a primeira fotografia fora batida, a partir disso, a fotografia nascia de fato para se tornar como a conhecemos hoje. 

Primeira fotografia revelada, tirada da janela de um quarto em 1826.


     Com o aprimoramento da qualidade das imagens da fotografia, começou a surgir relatos de pessoas que apareciam na imagem, mas que não estariam presentes no momento em que a fotografia fora batida. Deu-se inicio a um mistério que assombra a todos até os dias de hoje. 
     Mas foi em 1920 que Willian Hope, um ex-joalheiro se tornou um caçador de aparições em fotos. Willian se tornou um dos pioneiros da modalidade de fotográfo. Em diversas situações, Willian fotografava as pessoas e quando a imagem era revelada, aparecia espectro e até mesmo rostos. As pessoas que eram fotografadas por Willian, em alguns casos reconheciam os espíritos da foto, eram parentes mortos. Willian havia se tornado muito conhecido por suas fotografias. 

Fotografia tirada por Willian em um velório meados dos anos 20. A suposta aparição seria o espirito da pessoa que está sendo velada. Willian afirmava categoricamente que no momento só haviam o casal na cena. (Convenhamos que a mulher com a mão na cabeça do defunto parece que já foi a muito tempo) 

Fotografia também tirada por Willian Hope. Ao centro surge a imagem de uma mulher com um véu preto. Segundo o casal, a mulher que apareceu na fotografia, trata-se da filha que havia morrido a alguns anos.


Dois amigos foram acampar, durante uma brincadeira de um deles próximo a fogueira, surge uma figura atrás de um deles. Eles garantem que só haviam os dois no local. 

Irmã gêmea morta um ano antes dessa foto, aparece no reflexo no lago, próximo ao túmulo da menina. 

Foto tirada por um padre em 1963, numa mansão. Segundo o padre ele havia tirado a foto, pois havia gostado do modelo da escada. Mas ao revelar a fotografia, surgiu uma imagem perturbadora. Seria o espírito de uma empregada que morrera depois de cair dessa mesma escada, cerca de 200 anos antes dessa fotografia. A impressão é de que o espirito estaria limpando a escada. 

Foto tirada na década de 70 em uma recepção de cerimonia. Segundo relatos da época, a figura canina atrás do homem, seria a figura do diabo. 
     A primeira imagem realmente impressiona pela distorção da figura e pelo cenário que foi tirada. Já a segunda fotografia parece que foi montada, já que a mulher está bem visível, mas o que dizer do véu preto que parece se misturar com os corpos do casal?
     Alguns investigadores sobre o assunto não tem um laudo sobre as fotos tiradas por Willian, ainda mais por se tratar de um período, onde não havia tecnologia pra criar ilusões, após a imagem ter sido revelada. A hipótese, seria que Willian criava as ilusões antes da foto ser batida, usando filtros e efeito de luzes. 
     Aparições de espíritos, são relatados em todo o mundo até os dias de hoje. Mas com toda a tecnologia atual, é difícil saber se é verídico ou falso. Mas se verdadeiras ou falsas, o fato é, de que dão medo pra burro. 
  

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

INTRODUÇÃO AO MUNDO ABERTO

Olá galera, sejam muito bem vindos ao MUNDO ABERTO.
Aqui vocês encontrarão temas polêmicos, tais como: ciência, religião, catolicismo, protestante, magia negra e branca, exorcismos, aparições em geral, enfim, uma gama de assuntos relacionados. 
Esta página não tem interesse algum em defender ou se opor a qualquer instituição, crença ou cultura. Esse é apenas um espaço para o conhecimento. 
Em cada post, farei cometários sob minha ótica sobre cada tema. Quem quiser comentar, o espaço estará aberto, apenas respeitando a moral, a ética e a religião. 
O tema espiritualidade sempre nos trouxe muitas discussões e até mesmo guerras. Tomem para sim como forma de conhecimento e não como forma de enxergar a vida.