Maçonaria - Aqui alguns de seus símbolos e seus signicados
ACÁCIA OU MIMOSA
Representa a inocência e a pureza, a segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram encontraram no seu túmulo improvisado. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura.
AVENTAL
Simbolo do trabalho Maçónico. Os aprendizes e companheiros usam avental branco sem qualquer ornamento. Existem obediências em que os companheiros usam avental branco, bordoado com a côr do rito. Os mestres usam avental branco, bordoado com a côr do rito (azul ou vermelho), com letras/simbolos da mesma côr da banda.
CINZEL
Símbolo da força e da tenacidade, do discernimento, dos conhecimentoa adquiridos e das decisões tomadas. É inseparável do malhete.
COLUNA
Símbolo dos limites do mundo, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo.
COMPASSO
Representa a justiça e a exactidão, símbolo do espírito, do pensamento, do relativo (círculo) dependente do ponto ínicial (absoluto). Os circulos traçados com o compasso representam as lojas.
ESQUADRO
Resultado da união da linha vertical com a linha horizontal, é o simbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Simboliza a moralidade.
DELTA
Triângulo equilátero luminoso, frequentemente electrificado, símbolo da força expandindo-se. Presente em vários ritos.
ESTRELA DE CINCO PONTAS
Também chamada de “pentagrama”, é o canon do numero de ouro, ou seja, é o simbolo do Homem Perfeito, da Humanidade pleno entre Pai e Filho, o Homem nos seus cinco aspectos: fisico, emocional, mental, intuitivo e espiritual, o Homem de braços abertos mas sem virilidade porque dominou as suas paixões e emoções. As estrelas representam as lágrimas da veleza da criação. Tem no centro a letra G.
FIO DE PRUMO
Símbolo da profundidade do conhecimento e da sua rectidão. Significa ainda a elevação do progresso inicial.
LUA
Como reflexo do Sol, simboliza a vida e a saúde. Simbolo do feminino, da instabilidade, da mudança, da imaginação e da sensibilidade.
MALHETE
Pequeno martelo, emblema da vontade activa, do trabalho e da força material. Instrumento de direcção, poder e autoridade.
TEMPLO
Representa o coração humano. Símbolo da construção maçónica por excelência, da paz profunda para que caminham todos os maçons.
TRES PONTOS
Símbolo com várias interpretações, luz, trevas e tempo, nascimento, vida e morte, sabedoria, força e beleza, liberdade, igualdade e fraternidade.
SOL
Símbolo da vida, da saúde, do equilibrio, da força.
Estes são apenas alguns símbolos da maçonaria. Ainda existem mais símbolos, que são mais profundos e de significado complexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário