segunda-feira, 6 de abril de 2015

PARTÍCULA-FANTASMA

PARTÍCULA MAIS VELOZ DO QUE A VELOCIDADE DA LUZ

     Seria possível a existência de algo mais veloz do que a velocidade da luz?  


     Um grupo de cientistas europeus chamou uma coletiva de imprensa para divulgar um fato que poderia revolucionar a física: eles descobriram, no instituto de pesquisa CERN, localizado perto de Genebra, na Suíça, que neutrinos injetados em um receptor em Gran Sasso, na Itália, haviam chegado em média a 60 nanossegundos mais rápido do que a velocidade da luz teria feito.
     A descoberta dessas partículas sub-atômicas, que já estão sendo chamadas de “partículas-fantasma”, pode gerar uma ampla reavaliação das teorias sobre a composição do cosmos.
     Segundo o físico Jeff Forshaw, professor da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, a descoberta, se confirmada, poderia significar que é possível teoricamente "enviar informações para o passado".
      "A velocidade da luz, é uma velocidade cósmica limite e existe para proteger a lei de causa e efeito, se algo viaja mais rápido do que a velocidade cósmica limite, então se torna possível enviar informações para o passado, em outras palavras, a viagem para o passado poderia se tornar possível. No entanto, isso não significa que estaremos construindo máquinas do tempo em algum momento próximo. Existe um grande abismo entre a viagem no tempo de um neutrino e a viagem no tempo de um ser humano”, afirmou o cientista.
     Ainda parece prematuro afirmar que essas partículas-fantasma realmente existem. Testes mais elaborados devem ser feitos para garantir a exatidão dessas medições.
     A existência dessas partículas também jogaria por terra a Teoria da Relatividade Especial de Einstein, pela qual nada pode viajar mais rápido do que a luz, ou seja, nada seria mais rápido que 300 mil quilômetros por segundo porque sua massa se tornaria impossivelmente infinita.
     Alguns físicos ainda permanecem céticos em relação à descoberta das chamadas partículas-fantasma, que poderiam viajar mais rápido que a luz.
     O que mais nossos brilhantes cientistas irão descobrir? Já li e assistir a inúmeros artigos e documentário sobre a viajem no tempo. Se parar pra pensar na possibilidade de retroceder no tempo, começam os paradoxos e isso pode te deixar maluco. A teoria atual afirma que não é possível voltar ao passado, mas se existir o "buraco de minhoca" seria possível a viajem ao futuro. Mas se podemos avançar no tempo, em determinado momento teríamos que voltar, de certa forma faríamos um retrocesso no tempo. Outro paradoxo. Existe de fato uma forma de viajar no tempo, e alguns seres humanos já o fizeram. Astronautas são viajantes no tempo. A bordo de uma nave, espacial com velocidade 15 vezes superior à velocidade do som, o tempo é diminuído consideravelmente.
      Em minha percepção realista, não acredito que seja possível a viajem no tempo como na ficção. Seria muita informação e isso poderia ser extremamente perturbador. E alem de que mudaria tudo a respeito do que conhecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário